segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Neymar troca Barça pelo PSG para ser protagonista

POR ROBERTO MAIA

Sem a sombra de Messi, Neymar será protagonista no PSG
 e chegar à Bola de Ouro da Fifa (Foto: pt.psg.fr/Divulgação)

transferência de Neymar Jr. para o Paris Saint-Germain ganhou as manchetes internacionais como sendo a maior e mais astronômica negociação do futebol mundial. E tem muita gente opinando – contra e a favor - sobre a decisão do agora ex-jogador de Barcelona. Mas ninguém sabe realmente o que se passa na cabeça do jovem de 25 anos, que vai embolsar uma fortuna impensável para a imensa maioria de jogadores de futebol do planeta.

Após o PSG depositar na conta do Barcelona a multa rescisória no valor de 222 milhões de euros – cerca de R$ 820 milhões -, Neymar assinou contrato por cinco temporadas no time francês, onde receberá salário anual em torno de 30 milhões de euros, o dobro do que recebia na Espanha. Fora uma série de outros benefícios que ajudarão a engordar ainda mais a conta corrente do brasileiro. Isso sem falar que estamos a menos de um ano da Copa do Mundo da Rússia, o que ajudará a incrementar as receitas com publicidade que o atleta embolsará.

Então não cabe a ninguém julgar se o craque está certo ou não em trocar o time catalão onde em quatro temporadas conquistou a Liga dos Campeões, Campeonato Espanhol, Copa do Rei e Mundial de Clubes, entre outros que totalizam oito troféus.

No Barça, Neymar se destacou jogando com Messi e Suárez,
 formando com eles o famoso e mortal trio MSN 
(Foto: FC Barcelona/Divulgação)
Sem a sombra de Messi, Neymar no PSG será o principal protagonista e terá a companhia de outros brasileiros: Daniel Alves, Thiago Silva, Marquinhos, Lucas, Thiago Motta (naturalizado italiano) e Gustavo Hebling. No ataque terá como companheiros o argentino Di Maria e o uruguaio Cavani.

Mas a transferência promete ainda render muita discussão. Desde 2011, o futebol europeu tem regras duras quanto ao endividamento dos clubes e que se enquadram no chamado fair play financeiro regulamentado pela Fifa. Ele limita gastos totais de 30% sobre o faturamento anual dos clubes. O montante para tirar Neymar do Barça superou o percentual estabelecido. Tanto que a UEFA, organização que controla o futebol europeu, já se manifestou garantindo que irá investigar a transação. Porém, o dono do PSG, Nasser Al-Khelaïfi, presidente do bilionário fundo de investimentos Qatar Sports Investment, ligado ao governo do Catar parece não estar preocupado. 

Mais uma vez Neymar se vê envolvido em polêmica para trocar de time. Foi assim em 2013, quando deixou o Santos e foi para o Barça. Na oportunidade, o valor divulgado oficialmente foi de 57 milhões de euros, mas a transação total pode ter sido bem maior, algo entre 86 milhões a 95 milhões de euros.

Nasser Al-Khelaïfi, o bilionário o dono do PSG, e Neymar Jr. 
no Parc des Princes (Foto: pt.psg.fr/Divulgação)
Em sua primeira entrevista coletiva Neymar garantiu que a troca de time não teve motivação financeira. Mentira, claro que teve! Quem em sã consciência diria não para uma proposta dessas? E ele não está indo para algum obscuro time da China como outros brasileiros fizeram. Escolheu o PSG de Paris, o principal time da França e com um projeto que prevê grandes conquistas em breve. 

E como desmentir Neymar quando diz que está indo de encontro a um desafiu profissional? Sem dúvida ele está iniciando o seu maior desafio. como estrela maior do time será cobrado e muito. E, agora, não terá com quem dividir essa responsabilidade. 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário