quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Fora do campo, a maior conquista do Corinthians na Copa São Paulo 2017

Por Roberto Maia

La Décima!: elenco reúne jogadores talentosos que deverão 
subir para o time principal (Foto: Ag.Corinthians/divulgação)
Conquistar pela décima vez o título da Copa São Paulo de Futebol Junior claro que tem um sabor especial para o clube e principalmente para a torcida que lotou o Pacaembu para assistir a vitória sofrida sobre o Batatais, ontem, dia 25, aniversário da cidade. Porém, o Corinthians pode comemorar muito mais que apenas erguer a taça de decacampeão do torneio. É que nesse atual elenco de campeões o Timão detém a maior parte dos direitos econômicos da maioria dos garotos candidatos a ascender aos profissionais. Ao contrário de anos anteriores em que tinha apenas pequenas parcelas, onde os empresários, atletas, familiares e outros detinhas a maior fatia da “pizza”.

Carlinhos, artilheiro da Copa SP, já treina com os profissionais
desde o ano passado (Foto: Ag.Corinthians/divulgação)

A mudança dá ao Timão a possibilidade de ter no time principal jovens talentosos e que podem render um bom dinheiro em futuras transferências. São os casos dos promissores Pedrinho, Mantuan, Fabrício Oya e Guilherme Romão, por exemplo, todos com 70% de seus passes pertencentes ao Corinthians. O centroavante Carlinhos – artilheiro da copinha com 11 gols -, que já integra o elenco profissional desde o ano passado, tem 50% dos direitos econômicos ligados ao Novorizontino e a outra metade é do Timão. Além dele, o volante Guilherme Mantuan também já fazia parte do grupo principal em 2016.

Outro que tem promoção garantida é o treinador Osmar Loss, que será o auxiliar técnico de Fábio Carille nessa temporada. A presença dele no time de cima poderá garantir a transição dos jovens talentos da base para o profissional. Caso queira, a comissão técnica alvinegra poderá também chamar para o elenco de profissionais o atacante Pedrinho, considerado o craque do torneio, que tem ótima capacidade de drible e finalização; o zagueiro Vinícius Del’Amore, que chama a atenção não apenas pela grande barba, mas pelo jogo sério e seguro; o meia Fabrício Oya, habilidoso e eficiente nas bolas paradas; e o lateral-esquerdo Guilherme Romão, atleta com grande força física e capacidade ofensiva, além de atuar também no meio-campo.

Florida Cup

Jogadores do São Paulo comemoraram a conquista no Universal Orlando Resort
(Foto: divulgação)

E não é que Rogério Ceni e realmente “pé quente”. A carreira como treinador não poderia ter começado melhor. Com poucos dias no cargo, disputou e conquistou o seu primeiro título no comando do Tricolor. E com um gostinho ainda mais especial por ter sido em jogo contra o arquirrival Corinthians.

Mas os torcedores têm mais motivos para comemorar do que ter derrotado o Timão. O reformulado time de 2017 mostrou esquema compacto com movimentação no meio campo e defesa segura.

Já deu para perceber que Ceni está colocando em prática os conceitos modernos que estudou durante seu estágio na Inglaterra. O time apresentou postura totalmente diferente da que vinha mostrando ao longo de 2016. Mesclou intensidade na marcação, rapidez e objetividade quando tinha a posse de bola. Mas faltou precisão na definição por parte dos atacantes, causa principal dos dois empates sem gols nos Estados Unidos.


              


sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

FOX Sports Brasil vai exibir a Copa do Brasil

Por Roberto Maia


O FOX Sports Brasil formalizou parceria com o SporTV para a transmissão da Copa do Brasil até 2021. O acordo, válido por cinco anos e para todas as plataformas, vai ampliar o compartilhamento dos jogos a que cada canal tem os direitos de transmissão, de modo a permitir a exibição de até 50% das partidas ao vivo, com exclusividade, até a semifinal da competição.

O acordo fortalece a oferta de campeonatos de futebol transmitidos pelos canais FOX Sports Brasil, tais como Copa Bridgestone Libertadores, Sul-Americana, Bundesliga, Serie A TIM, La Liga Santander, Ladbrokes PremierShip, Jupiler ProLeague e UEFA Europa League.

FOX Sports: NET e Claro – 73 | SKY – 27 | VIVO Cabo – 50 | VIVO DTH-SP – 346 | VIVO DTH – Fora de SP – 465 | DTH – Fora de SP – 53 | VIVO Fibra – 73

Informações: foxsports.com.br

Foto: Kin Saito/CBF/divulgação

Planejamento questionável

Por Roberto Maia


Muito se fala em planejamento no futebol brasileiro, mas a realidade é que os times começam pré-temporada com os jogadores que ficaram do ano anterior e poucas novidades. As contratações de fato acontecem em janeiro e fevereiro atrapalhando em parte o trabalho dos treinadores. Muitas acontecem mais por mérito dos empresários que dos dirigentes dos clubes. Essa é a verdade. Isso sem contar a janela de transferência que ainda pode levar jogadores seduzidos principalmente pelos milhões esbanjados pelos chineses.

Apesar da falta de planejamento e do dinheiro curto, os times paulistas começaram a temporada de 2017 com novidades interessantes.

O volante Felipe Melo deixou a Inter de Milão para liderar o 
Verdão em 2017 (Foto: Cesar Greco/Ag.Palmeiras/Divulgação)

Palmeiras - Quando falo da falta de dinheiro é necessário fazer uma ressalva, o Verdão é uma rara exceção no futebol brasileiro. Até o momento, o alviverde apresentou nove novidades, além do treinador Eduardo Batista. Desde que o diretor Alexandre Mattos chegou ao clube no final de 2014 foram contratados 47 jogadores.

O principal reforço do campeão brasileiro de 2016 foi o polêmico volante Felipe Melo, que deixou a Inter de Milão, após 12 anos na Europa. Ele assinou contrato por três temporadas. Além do “pitbull” o Palmeiras contratou o lateral-direito Fabiano (ex-Cruzeiro); o zagueiro Antonio Carlos (ex-Ponte Preta); os atacantes Keno (ex-Santa Cruz) e William (ex-Cruzeiro); e os meio-campistas Raphael Veiga (ex-Coritiba), Hyoran (ex-Chapecoense), Michel Bastos (ex-São Paulo) e Alejandro Guerra (ex-Atlético Nacional).

Inglês naturalizado turco, Kazim deixou sua marca no jogo 
contra o Vasco no Florida Cup (Foto: Ag.Corinthians/Divulgação)

Corinthians – O Timão também começa a temporada com treinador novo, o ex-auxiliar Fábio Carille agora realmente efetivado na função. Timão que já realizou o primeiro jogo no ano e venceu com facilidade o Vasco ontem, dia 18, por 4 a 1 no estádio Bright House Networks, em Orlando (EUA), no torneio Florida Cup.

Enquanto sonha com Didier Drogba, Jadson e Willian Pottker, o alvinegro anunciou sete novos contratados para a temporada 2017: os atacantes Jô (ex-Jiangsu Suning, da China), Luidy (ex-CRB, de Alagoas) e Kazim (ex-Coritiba); os volantes Paulo Roberto (ex-Sport), Gabriel (ex-Palmeiras) e Fellipe Bastos (ex-Baniyas, dos Emirados Árabes Unidos); e o zagueiro Pablo (ex-Bordeaux, da França), emprestado pelo time francês por um ano.

Cícero trocou o “conforto do Rio” para conquistar título 
no São Paulo (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

São Paulo – O Tricolor que também está disputando o Florida Cup, sob o comando do novo treinado Rogério Ceni, apresentou à torcida os jogadores contratados: o goleiro Sidão (ex-Botafogo), o volante Cícero (ex-Fluminense) e os atacantes Neilton (ex-Cruzeiro) e Wellington Nem (ex- Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, por empréstimo). A comissão técnica do São Paulo também promoveu vários garotos vindos da base: Foguete, Junior Tavares, Thiago Couto, Araruna e Shaylon.

Leandro Donizete chega para comandar o meio de campo do Santos 
(Foto: Ivan Storti/Santos FC/Divulgação)

Santos – O vice-campeão brasileiro de 2016 também foi ao mercado para reforçar o time. E mostrou que tem fôlego financeiro ao contratar por R$ 7,3 milhões o zagueiro Cleber, que jogou pelo Corinthians e que estava no Hamburgo, da Alemanha.

Também vieram o atacante Kayke, emprestado pelo Yokohama Marinos, do Japão, por uma temporada; o lateral-direito Matheus Ribeiro, campeão brasileiro da Série B pelo Atlético-GO; e o volante Leandro Donizete, jogador experiente que deixou o Atlético-MG onde era ídolo.


O Peixe ainda negocia para trazer o atacante Bruno Henrique que manifestou a intenção de deixar o Wolfsburg, da Alemanha, para jogar no Santos.

A lendária carreira de Rogério Ceni colocada à prova

Por Roberto Maia


Rogério Ceni apresentou seus auxiliares Michael Bale e 
Charles Hembert aos jogadores (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

Torcedores do São Paulo claro, olham Rogério Ceni como uma entidade superior, intocável, soberana. Não à toa o chamam de Mito. Já os torcedores adversários enxergam muitos defeitos e o acusam de ser arrogante. Nem tanto ao céu e nem ao inferno. O que ninguém pode dizer é que ele não tenha coragem. Tem e muita. Não fosse assim jamais aceitaria ser o treinador do time que o consagrou como goleiro e como artilheiro. Afinal é ele o goleiro recordista em gols marcados no mundo e em todos os tempos. Recorde que dificilmente será quebrado. Em 25 anos de carreira foram 134 gols entre pênaltis e faltas. O paraguaio Chilavert é o segundo com “apenas” 62 tentos convertidos.

    Jovem (44 anos) e com nenhuma experiência como treinador, Ceni ao escolher o Tricolor, time pelo qual disputou 1.237 partidas – outro recorde mundial – coloca em risco a sua lendária carreira. Sem dúvida é uma aposta de risco dos dirigentes são-paulinos e dele próprio. Qual será a reação dos torcedores após uma sequência de resultados ruins? E os dirigentes terão paciência para esperar? Zico, por exemplo, disse que jamais será treinador do Flamengo, time pelo qual reinou absoluto e é o maior ídolo da história rubro-negra.

    Rogério Ceni começou sua jornada como técnico do seu time de coração na semana passada e com a mesma disposição que sempre mostrou em seus tempos de jogador. Conhecedor profundo dos bastidores do Morumbi e dos atalhos do CT da Barra Funda, apresentou seus auxiliares internacionais - o inglês Michael Bale e o francês Charles Hembert - aos jogadores. Também conversou com o presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco. Ele foi observado e tratado com a reverência que somente os grandes ídolos têm direito.

   Na sexta-feira passada, Ceni embarcou para a sua primeira viagem como técnico da equipe. O Tricolor participa este ano da terceira edição do torneio internacional Florida Cup Challenge 2017, nos Estados Unidos. O clube aproveita a permanência nos EUA para realizar sua pré-temporada.

   A viagem foi realizada a bordo de uma aeronave da Copa Airlines – patrocinadora do clube - personalizada com o distintivo do São Paulo. Na escala na Cidade do Panamá o novo “professor” concedeu entrevista coletiva no Centro de Conexões das Américas (Aeroporto de Tucumén) para jornalistas panamenhos. Tudo por conta da parceria com a companhia aérea iniciada em 2015 e renovada no ano passado. Além do patrocínio na camisa, há ações de marketing e posicionamento de marca. Segundo a empresa, o novo técnico demonstra os mesmos valores da Copa: liderança, transmite segurança e é pontual. O que é a pura verdade. Rogério sempre era sempre um dos primeiros a chegar e um dos últimos a sair dos treinos.