POR ROBERTO MAIA
O jovem zagueiro João Vitor
tem se destacado positivamente na lateral-direita do Timão
(Foto: Rodrigo Coca/Agência
Corinthians)
Com uma dívida próxima de R$ 1 bilhão, o Corinthians
não tem dinheiro para contratações e foi obrigado a colocar em campo uma série
de garotos formados nas categorias de base. Por causa do grande número de
jogos, o treinador Vagner Mancini tem levado a campo times diferentes,
mesclando jogadores com maior experiência com os jovens. O resultado nem sempre
agrada os torcedores, mas apesar de jogos ruins, o time lidera com folga o seu grupo
no Campeonato Paulista e segue na Copa Sul-Americana e Copa do Brasil.
O Corinthians já revelou grandes craques forjados
nos antigos campos de terra no Parque São Jorge. Por isso, a torcida tem mais
paciência e tolerância com os jovens que são promovidos ao time principal.
Claro que os que mostram técnica e raça recebem maior admiração.
Vários garotos vindos das categorias de base ou
contratados para o Sub-20 estão treinando entre os profissionais do Timão.
Entre eles, os goleiros Caíque França, Matheus Donelli e Guilherme; os
zagueiros Léo Santos, João Vitor, Raul Gustavo, Lucas Piton e Biro; os meias
Gabriel Pereira, Gustavo Mantuan, Matheus Araújo, Roni, Ruan Oliveira, Vitinho,
e Xavier; e os atacantes Cauê, Adson, Antony, Felipe Augusto, Rodrigo Varanda e
Léo Natel.
Sem dúvida um número considerável para um clube que
nos últimos anos se acostumou a gastar com contratações milionárias que nem
sempre tiveram resultado positivo em campo. Tanto que a folha de pagamento do
elenco corinthiano está entre as maiores do futebol brasileiro.
Duílio Monteiro Alves tem apoio dos conselheiros, mas sofre pressão por causa do endividamento elevado na gestão anterior. (Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians) |
Enquanto dentro de campo o Corinthians tenta
encontrar o caminho para voltar a sonhar com a conquista de campeonatos, na
política interna o tempo anda bastante quente. Com apenas três meses ocupando a
cadeira de presidente, Duílio Monteiro Alves tem se desdobrado para cortar
despesas e aumentar as receitas do clube. Ao mesmo tempo procura encontrar o
equilíbrio nas relações com conselheiros situacionistas e de oposição.
Diferentemente das gestões anteriores, o grupo de oposição
dentro do Conselho Deliberativo é maior. Duzentos novos conselheiros eleitos
tomaram posse em janeiro, sendo a metade da oposição. Além deles há, ainda, 120
conselheiros vitalícios, que podem pender para ambos os lados. O equilíbrio de
forças tem gerado atritos e ofensas entre os conselheiros.
Embora 100% dos conselheiros jurem estar apoiando a
gestão de Duílio, a parte oposicionista não abre mão de continuar cobrando
explicações sobre o endividamento do clube nas últimas gestões. O resultado
desse embate pôde ser visto na reunião realizada na última terça-feira, dia 27.
Depois de ter sido adiada várias vezes ao longo de 2020 por conta da pandemia
da Covid-19, ela ocorreu de forma virtual, algo inédito na história do clube.
Com 262 conselheiros presentes, foram votadas as
contas de 2019 e 2020, ambas da gestão do ex-presidente Andrés Sanchez, e o
Orçamento de 2021. O resultado final apontou a reprovação das contas de 2019
(132 a 130) e a aprovação do balanço financeiro de 2020 (130 a 124). O Orçamento
foi aprovado pela maioria (205 a 28 com duas abstenções).
A reprovação das contas de 2019 representou a
primeira derrota de Andrés Sanchez desde que ele se elegeu presidente pela
primeira vez em 2007. Líder do grupo Renovação e Transparência, Sanchez perdeu
o apoio de antigos diretores e conselheiros ao longo dos anos. Ele que já foi
unanimidade e ícone na política do clube, hoje é alvo das críticas dos
oposicionistas e dos torcedores.
Caso a reunião tivesse acontecido em 2020, Sanchez
poderia sofrer um processo de impeachment. Como não é mais presidente poderá
ter que se explicar em um processo administrativo dentro do Conselho
Deliberativo e caso prospere até ficar inelegível por vários anos.
ROBERTO
MAIA É JORNALISTA, CRONISTA ESPORTIVO, EDITOR DA REVISTA QUAL VIAGEM E DO
PORTAL TRAVELPEDIA.COM.BR