sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

FINAL DA LIBERTADORES TERÁ PÚBLICO LIMITADO 5 MIL PESSOAS NO MARACANÃ

 POR ROBERTO MAIA

O Maracanã receberá cerca de 5 mil pessoas convidadas para a final da Copa Libertadores da América, apesar da pandemia da Covid-19 (Foto: Pixabay)

No próximo sábado, dia 30, Palmeiras e Santos decidirão quem será o novo campeão das Américas na temporada de 2020. A partir das 17h, a bola irá rolar no icônico estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. A esperada decisão da Copa Libertadores da América será transmitida, pela primeira vez, para 191 países. No Brasil, a transmissão será através do SBT e da Fox Sports.

Além do cobiçado troféu, o time campeão também receberá o prêmio recorde de 15 milhões de dólares, quantia que somada ao que a equipe recebeu durante todo o torneio, atinge um total acumulado de aproximadamente 22 milhões de dólares. O montante fica ainda maior se levarmos em conta que o campeão receberá outros valores por sua classificação direta para a próxima edição do torneio. O vencedor da Libertadores se classifica para a disputa do Mundial de Clubes da FIFA, que será disputada em fevereiro no Catar, e na Recopa Sul-Americana do ano seguinte.

O Santos quer conquistar pela quarta vez a Libertadores, o que o tornaria o clube brasileiro com o maior número de títulos do torneio (Foto: Ivan Storti/Santos FC)

Apesar da pandemia da Covid-19 estar com números crescentes de infecções e mortes no país, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) – com o aval da prefeitura do Rio de Janeiro – liberou a presença de até 5 mil pessoas no Maracanã. O número é bem maior que as 350 pessoas permitidas nas fases anteriores. O protocolo elaborado para a decisão exigirá que todos os presentes apresentem na entrada uma carta de comprovação de teste negativo para o novo coronavírus, além de passar por medição de temperatura. Não haverá venda de ingressos.

De acordo com a Conmebol, além dos jogadores, jornalistas, comissões técnicas e colaboradores, foram convidados dirigentes dos clubes, autoridades, patrocinadores e familiares dos atletas. Todos deverão respeitar as regras de distanciamento estabelecidas com cerca de dois metros entre uma pessoa e outra.

Organizada desde 1960, a Copa Libertadores da América é a competição de clubes mais importante do continente. É também um dos torneios mais prestigiados do mundo, juntamente com a Liga dos Campeões da Europa. Inicialmente era chamada de Copa dos Campeões da América e tinha apenas os times campeões de cada país. O nome atual veio somente anos depois.

Campeão da Copa Libertadores em 1999, o Palmeiras quer o título que carimba o passaporte para o Mundial de Clubes no Catar (Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras)

O que muita gente não sabe é que o nome do torneio é uma homenagem aos principais líderes da independência das nações da América do Sul. Casos de José Artigas, Simón Bolívar, José de San Martín, Antonio José de Sucre e Bernardo O'Higgins, além de José Bonifácio de Andrada e Silva e D. Pedro I do Brasil.

O time recordista de títulos da Libertadores é o Independiente, que foi campeão sete vezes. A Argentina é o país com o maior número de conquistas, com 25 títulos. O Brasil tem 20, porém é o país com a maior diversidade de times vencedores, com um total de dez clubes diferentes que ergueram a taça. O troféu foi conquistado por 25 clubes, sendo que 15 ganharam o torneio mais de uma vez. Seis deles venceram de forma consecutiva. Outros seis foram campeões invictos - Peñarol (Uruguai), Independiente (Argentina), Estudiantes (Argentina), Boca Juniors, Santos e Corinthians. O Timão é o campeão invicto com mais jogos no total, 14 na campanha de 2012.

ROBERTO MAIA É JORNALISTA, CRONISTA ESPORTIVO, EDITOR DA REVISTA QUAL VIAGEM E DO PORTAL TRAVELPEDIA.COM.BR

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

JOGOS OLÍMPICOS EM TÓQUIO TERÃO NOVAS MODALIDADES ESPORTIVAS

 POR ROBERTO MAIA

Gabriel Medina é uma das principais esperanças de medalha do Brasil nas Olimpíadas de Tóquio (Foto: Quickly Travel/IStock 488693151/Trubavin)

Excepcionalmente não vou falar de futebol essa semana. Após o adiamento forçado por causa da pandemia do novo coronavírus, a 32ª edição dos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, acontecerá em julho deste ano. E terá novidades em relação às Olímpiadas anteriores. Cinco novos esportes farão a sua estreia oficial nos jogos em solo japonês. Caratê, skate, escalada, surfe, beisebol e softbol se juntarão às outras 28 modalidades esportivas já existentes. Objetivo é tornar o evento ainda mais atrativo para o público.

Assim, o Comitê Olímpico Internacional (COI) tenta atrair ainda mais o interesse do público jovem, visto que os esportes estreantes são cada vez mais populares nessa faixa etária. Outro motivo é que caratê, beisebol e softbol são modalidades bastante populares no Japão.

Outra grande novidade a ser apresentada na Olimpíada de Tóquio será a moderna arena Aomi Urban Sports Venue, onde serão realizadas as provas de escalada e skate. Pela primeira vez na história dos jogos o espaço será aberto para o uso do público durante o período de competição. Mais um atrativo para os turistas, que poderão vivenciar a experiência de se sentir um atleta olímpico, mesmo que por alguns instantes.

Estreia do Brasil será no Street masculino, no dia 25 de julho, às 9h (horário do Japão), no Ariake Urban Sports Park. (Foto: Nike/divulgação)    

As competições do surfe, modalidade de bastante interesse para os brasileiros por conta de atletas como Gabriel Medina e Adriano de Souza, o Mineirinho, serão realizadas na Praia de Tsurigasaki e contará com eventos programados que envolverão aulas de ioga, música e discussões ambientais para turistas e público local presente. Chance de medalhas para os esportistas brasileiros.

Todas as modalidades estreantes contarão com disputas tanto no masculino quanto no feminino. Os Jogos Olímpicos de Tóquio, aliás, serão os mais equilibrados em termos de gênero do que em qualquer outro já visto na história, com as mulheres representando aproximadamente 49% de todos os atletas participantes.

A pandemia atrapalhou os planos de muita gente. Porém, com a chegadas das vacinas contra a Covid-19, as viagens voltarão a ser realidade. Portanto, interessados em acompanhar in loco a Olimpíada ainda podem adquirir ingressos e pacotes para o evento esportivo. A Quickly Travel, integrante do do Grupo JTB e uma das subdistribuidoras oficiais da Match Hospitality AG para a revenda de ingressos a residentes no Brasil, tem ingressos disponíveis para praticamente todas as modalidades, além da cerimônia de encerramento.

Além de curtir os jogos, a experiência de aproveitar os atrativos de Tóquio será sem dúvida enriquecedora. A capital japonesa é encantadora. Apesar de ser uma das maiores metrópoles do mundo com mais de 13 milhões de habitantes, repleta de modernidades por todas as partes e recheada por imponentes edifícios, a cidade guarda com muito respeito e carinho as suas milenares tradições. Ao caminhar pelas suas ruas é comum encontrar arranha-céus dividindo a cena urbana sem conflitos com antigos templos. A tecnologia caminha junto e até ajuda na preservação da cultura oriental. Os japoneses são cosmopolitas e sabem valorizar a paz como nenhum outro povo no mundo.

ROBERTO MAIA É JORNALISTA, CRONISTA ESPORTIVO, EDITOR DA REVISTA QUAL VIAGEM E DO PORTAL TRAVELPEDIA.COM.BR

quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

PALMEIRAS E SANTOS DECIDEM A COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA

 POR ROBERTO MAIA

Palmeiras teve dificuldades contra o River Plate, mas realiza excelente temporada e quer o título da Libertadores (Foto: Cesar Greco/Ag.Palmeiras)

Semanas atrás eu já havia previsto essa possibilidade. Mesmo tendo pela frente adversários duríssimos como os argentinos River Plate e Boca Juniors, Palmeiras e Santos mostravam que tinham condições de chegar à grande final da Copa Libertadores da América, que será disputada em jogo único no próximo dia 30 de janeiro, no Maracanã.

Para chegar à decisão, o Verdão eliminou o River Plate. Foram dois jogos totalmente distintos. O primeiro, na Argentina, o time comandado por Abel Ferreira fez excelente partida, dominou o adversário e construiu o placar de 3 a 0. Na partida de volta as coisas mudaram. Apesar de jogar em sua arena, o Palmeiras esteve irreconhecível. Os argentinos mandaram no jogo, fizeram dois gols válidos e outro anulado com a ajuda do VAR que gerou muita discussão. No último minuto do jogo o árbitro recorreu novamente ao VAR para verificar um possível pênalti para o River. No fim, jogadores e torcedores respiraram aliviados e comemoraram a classificação para a final.  

Mesmo passando por esse sufoco, o Palmeiras chegou à final do principal torneiro sul-americano com méritos. Afinal, o time também está na decisão da Copa do Brasil e luta pelo título do Campeonato Brasileiro.

Essa será a quinta vez que o Palmeiras disputará uma final de Libertadores. Nas oportunidades anteriores venceu apenas em 1999, sendo vice-campeão nas edições de 1961, 1968 e 2000.

Santos eliminou o Boca Juniors e chega à sua quinta final do principal torneio sul-americano para brigar pelo tetracampeonato (Foto: Ivan Storti/Santos FC)

O Santos por sua vez chegou à decisão sobrando em campo. Depois de um empate sem gols na Argentina, atropelou o Boca Juniors na Vila Belmiro e venceu por 3 a 0. E poderia ter marcado mais se seus atacantes não tivessem desperdiçado chances claríssimas de gols. O nome do jogo mais uma vez foi Marinho que liderou o time e mostra uma ótima fase. Inclusive com chance de aparecer na próxima lista de convocados para a Seleção Brasileira.

O Peixe também fará a sua quinta decisão de Libertadores. Nas vezes anteriores foi campeão em 1962, 1963 e 2011 e foi vice em 2003.

Pela terceira vez, dois times brasileiros disputarão a final da Copa Libertadores. A última vez foi em 2006, quando o Internacional venceu o São Paulo e ficou com a taça. Anteriormente, em 2005, o Tricolor derrotou Athletico Paranaense e se sagrou tricampeão do torneiro sul-americano.

Santos, São Paulo e Grêmio são os maiores vencedores brasileiros da Copa Libertadores com três conquistas cada. Flamengo, Internacional e Cruzeiro são bicampeões da América, enquanto Palmeiras, Vasco, Corinthians e Atlético-MG venceram apenas uma vez.

ROBERTO MAIA É JORNALISTA, CRONISTA ESPORTIVO, EDITOR DA REVISTA QUAL VIAGEM E DO PORTAL TRAVELPEDIA.COM.BR