sexta-feira, 10 de março de 2023

Paulistão 2023 chega à fase decisiva. Agora é mata-mata!

 POR ROBERTO MAIA  

O Corinthians fez a quinta melhor campanha do Paulistão e agora enfrenta o Ituano na sua arena. (Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians)

Após 12 rodadas foram definidos os times que farão os jogos das quartas de final do Campeonato Paulista deste ano. E podemos dizer que não houve grandes surpresas.  

A fase de grupos do Paulistão chegou no último domingo (5) e além dos times que farão os jogos de mata-mata no próximo final de semana, foram conhecidos os rebaixados.

Seguem na disputa o Palmeiras, São Bernardo, São Paulo, Água Santa, Corinthians, Bragantino, Botafogo e Ituano. Caíram para a Série A2 o São Bento de Sorocaba e a Ferroviária de Araraquara.

As campanhas do São Bernardo e do Água Santa podem ser consideradas surpreendentes. Porém, por causa do regulamento, o time de São Bernardo terá que enfrentar o Palmeiras, o primeiro colocado do seu grupo. Uma pena, já que um dos dois melhores times do torneiro será eliminado em um jogo único.

O Palmeiras de Endrick terminou a primeira do Paulistão como líder e único invicto da competição. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

A Portuguesa que retornou à Série A1 este ano escapou da degola por um detalhe: um saldo negativo com um gol de diferença. A Lusa terminou o Paulistão com saldo de -8 (10 gols marcados e 18 sofridos), enquanto o São Bento ficou com -9 (5 gols marcados e 14 sofridos).

Já o Santos segue decepcionando seus torcedores e mais uma vez fica de fora da fase eliminatória do campeonato.

A Federação Paulista de Futebol (FPF) já definiu as datas e horários das quartas de final do Paulistão. A rodada terá início no sábado (11), com o jogo entre Palmeiras e São Bernardo, as 19h, no Allianz Parque. No domingo (12), serão realizados dois jogos: Corinthians e Ituano, às 16h, na Neo Química Arena; e Bragantino e Botafogo, às 19h30, no Nabi Abi Chedid, em Bragança. E, na segunda-feira (13), São Paulo e Água Santa se enfrentarão às 20h, no Allianz Parque.

Lembrando que o Tricolor não jogará no Morumbi porque receberá uma série de seis shows da banda britânica de pop-rock Coldplay. O estádio ficará interditado para jogos até 18 de março.

ROBERTO MAIA É JORNALISTA, CRONISTA ESPORTIVO E EDITOR DO PORTAL TRAVELPEDIA.COM.BR