quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Tite convoca Seleção Brasileira para Copa do Mundo com Dani Alves

 POR ROBERTO MAIA

Tite anuncia lista de 26 jogadores que defenderão Seleção Brasileira na Copa do Mundo FIFA Qatar 2022. (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

A convocação final para uma Copa do Mundo sempre causa surpresas e reclamações por parte da imprensa e torcedores. Mas sempre porque o treinador deixou de convocar esse ou aquele jogador. Foi assim com as ausências de Neto (1990), Alex e Romário (2002) e tantos outros “injustiçados”.

Mas, dessa vez recaem sobre um jogador convocado que a maioria acha que não deveria estar no grupo que irá à Copa do Mundo FIFA Catar 2022: Dani Alves. Aos 39 anos ele será o atleta mais velho a participar de um Mundial vestindo a camisa da Seleção Brasileira. Será a sua terceira Copa.

Embora tenha uma carreira com histórico vencedor, Dani Alves não tem mostrado o futebol de qualidade que o consagrou. Depois de passagem apagada pelo São Paulo, foi para o Barcelona e acabou dispensado. Atualmente tem vínculo com o Pumas do México, mas não é titular e não joga uma partida desde setembro.

Sem dúvida essa é uma cartada muito arriscada de Tite, um treinador conhecido pela fidelidade aos atletas que dirige. Se o comandante vinha sendo elogiado pela campanha realizada nos últimos quatro anos - apenas cinco derrotas em 76 jogos -, agora é alvo de fortes críticas.

Se conquistar o hexacampeonato será alçado à categoria de gênio estrategista, mas se perder com Dani Alves jogando será jogado à vala comum dos derrotados.

Dani Alves é o jogador com mais títulos oficiais conquistados na história do futebol mundial: 43. (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Durante o anúncio dos 26 convocados o treinador demonstrou confiança e otimismo sobre a participação do Brasil na Copa do Mundo no Qatar. No cargo técnico desde 2016, Tite teve um ciclo de quatro anos inteiros para a preparação.

“Agora é um processo inteiro de quatro anos. Tivemos mais tempo de trabalho, pudemos fazer mais testes e chamar mais jogadores. Mas não dá para comparar gerações”, afirmou.

O retrospecto de Tite lhe credencia para acreditar em um bom resultado na Copa. Em seis anos de trabalho, foram 76 jogos, com 58 vitórias, 13 empates e apenas 5 derrotas. No atual ciclo do Mundial, são 50 jogos, com 38 vitórias, 9 empates e 3 derrotas.

“Não estou dizendo que o time vai ganhar, mas o time chega mais forte, mais estruturado. Os atletas sabem como a gente trabalha. A seleção chega mais firme, mais forte e consistente para o Mundial”, garantiu.

A Seleção Brasileira inicia os treinamentos para a Copa do Mundo no dia 14 de novembro, em Turim, na Itália. A viagem para o Catar está marcada para o dia 19, cinco dias antes da estreia contra a Sérvia.

Confira a lista dos 26 convocados para defender o Brasil no Mundial do Catar:

Goleiros - Alisson - Liverpool (ING), Ederson - Manchester City (ING) e Weverton – Palmeiras (BRA);

Laterais - Alex Sandro - Juventus (ITA), Alex Telles - Sevilla (ESP), Dani Alves – Pumas (MEX) e Danilo - Juventus (ITA);

Zagueiros - Bremer - Juventus (ITA), Éder Militão - Real Madrid (ESP), Marquinhos - Paris Saint Germain (FRA) e Thiago Silva - Chelsea (ING);

Meias - Bruno Guimarães - Newcastle (ING), Casemiro - Manchester United (ING), Everton Ribeiro - Flamengo (BRA), Fabinho - Liverpool (ING), Fred - Manchester United (ING) e Lucas Paquetá - West Ham United (ING);

Atacantes - Antony - Manchester United (ING), Gabriel Jesus – Arsenal (ING), Gabriel Martinelli – Arsenal (ING), Neymar Jr. - Paris Saint Germain (FRA), Pedro – Flamengo (BRA), Raphinha - Barcelona (ESP), Richarlison - Tottenham (ING), Rodrygo - Real Madrid (ESP) e Vinicius Jr. - Real Madrid (ESP).

ROBERTO MAIA É JORNALISTA, CRONISTA ESPORTIVO E EDITOR DO PORTAL TRAVELPEDIA.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário