POR ROBERTO MAIA
Messi, Neymar, Mbappé, Sérgio Ramos e Marquinhos exibem a marca da Qatar Airways na camisa do Paris Saint-Germain. (Foto: Qatar Airways/divulgação)
No Brasil as grandes empresas estão evitando parcerias com os clubes que disputam o Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores. Visibilidade é o que não falta. Mas, mesmo assim, as camisas dos times brasileiros viraram outdoors de marcas desconhecidas, de pequenas empresas, de jogos online e de aventureiros que querem apenas visibilidade rápida para empreenderem outros negócios.
Triste realidade quando comparamos com os grandes
clubes da Europa e seus patrocinadores. Exemplo disso é o megapatrocínio
firmado recentemente pelo Paris Saint-Germai. A companhia aérea Qatar Airways foi
anunciada como a nova patrocinadora máster das camisas dos campeões franceses.
Segundo a companhia aérea do Catar, o PSG vai
desempenhar um papel importante no extenso portfólio de patrocínios da Qatar
Airways, conectando e engajando a marca com os milhões de fãs do clube em todo
o mundo, bem como proporcionar experiências únicas para os membros do Privilege
Club – que se tornarão o Programa Oficial de Passageiro Frequente do time
francês.
Além disso, a Qatar Airways Holidays oferecerá
pacotes oficiais de viagens para torcedores do Paris Saint-Germain, levando
entusiastas do futebol de todo o mundo para Paris, para aproveitar a cidade e
ver alguns dos melhores jogadores do futebol do mundo - Kylian Mbappé, Lionel
Messi, Neymar Jr., Sérgio Ramos e Marquinhos entre outros. Os pacotes incluem
voos de volta, acomodação e ingressos para os jogos.
E tem mais. O Aeroporto Internacional de Hamad, em
Doha, eleito o Aeroporto do Ano pela segunda vez consecutiva, e o Qatar Duty
Free serão o Aeroporto Oficial e o Duty Free Oficial, respectivamente, do PSG.
O Duty Free também expandirá a loja oficial do clube no aeroporto para oferecer
aos fãs a oportunidade de garantir uma ampla variedade de mercadorias oficiais.
Nos últimos três anos o logo do programa de fidelidade ALL – Accor Live Limitless foi exibida na camisa do PSG. (Foto: Site Oficial PSG/ psg.fr)
Além da Qatar Airways, outra empresa global segue
parceira do Paris Saint-Germain. É a rede hoteleira Accor, que nos últimos três
anos foi a patrocinadora oficial das camisas do clube de Paris. Agora, com um
formato diferente, irá promover pelos próximos quatro anos o seu programa de
fidelidade lifestyle. Assim, a marca estará na manga da camisa de treino do PSG.
O foco principal será usar os ativos do Paris Saint-Germain para oferecer
experiências únicas aos membros ALL – Accor Live Limitless em todo o mundo.
Ao longo dos últimos três anos, os membros se
beneficiaram de oportunidades exclusivas para conhecer os jogadores mais
importantes, do PSG. Puderam assistir jogos em casa com eles a discutir o mundo
esportivo enquanto desfrutavam de uma atividade de lazer diferente como ioga,
kart ou música, juntos. E, ainda, ganhavam uma camisa do seu jogador favorito.
Tudo isso é possível porque o Paris Saint-Germain é
um clube global que transcende o esporte e incorpora também o universo do
entretenimento e da moda para se posicionar como uma marca líder em esportes e
estilo de vida.
Patrocinadores fortes e ativações como as descritas
acima nós não vemos no futebol brasileiro. A explicação está nos modelos de
gestão dos clubes que ainda beiram o amadorismo.
ROBERTO
MAIA É JORNALISTA, CRONISTA ESPORTIVO E EDITOR DO PORTAL TRAVELPEDIA.COM.BR
Nenhum comentário:
Postar um comentário